Instituto do Judo junta pais e filhos no Jamor

Aula Pais e Filhos Abril 2015Uma enorme festa. Foi assim que a maioria das crianças que participaram na aula de pais e filhos classificaram a iniciativa que o Instituto do Judo levou a cabo no passado dia 17 de Abril, no complexo desportivo do Estádio Nacional, no Jamor.

A ideia foi juntar os mais pequenos e respectivos progenitores num convívio desportivo com actividades para ambos. A atleta olímpica Joana Ramos ficou a cargo da aula para as crianças, enquanto os pais fizeram uma caminhada e os mais ousados uma corrida bem activa.

«Acompanhar os exercícios dos filhos»

 

Para José Eduardo, 38 anos, residente na Amadora, foi uma iniciativa «excelente, uma forma de podermos ter um pouco mais de actividade e o acompanhamento dos exercícios dos filhos e das aulas». Pai de uma menina que já frequenta aulas de judo há mais de dois anos, José Eduardo diz tratar-se de uma iniciativa «importante para compreendermos as dificuldades que os pequenos têm e podermos ajudar e dar algum apoio nesse âmbito».

Susana Pina, mãe de outro dos pequenos praticantes, oriundo da escola EB1 Águas Livres, na Damaia, arriscou fazer a caminhada e revela ter adorado a iniciativa. Estreante nestas andanças, devido a «horários um pouco complicados», Susana Pina julgar ser «engraçado interagir com os pais e mostrar tudo aquilo que aprendem ao longo do tempo».

 

«Arriscar a corrida da próxima vez»

 

Prometendo «arriscar a corrida» da próxima vez, defende tratarem-se de actividades muito positivas, pois os pais acabam «por interagir também com os outros pais e trocar experiências». Por outro lado, defende Susana, «as crianças gostam muito porque estão num ambiente diferente, contactam com outros professores e atletas, como a Joana Ramos, e têm o privilégio de treinar no Estádio do Jamor, onde tudo é profissional».

Aula Pais e Filhos Abril 2015José Eduardo é assíduo nas actividades extra-curriculares, sobretudo por causa do convívio. «Juntam-se várias escolas do concelho e é muito divertido», conta. «Além disso, o contacto entre atletas de várias escolas é bom para o seu desenvolvimento desportivo e pessoal», acrescenta.

 

Uma actividade nova todos os meses

 

No final da aula, Joana Ramos era uma professora satisfeita. Ao fim de quase uma hora de intensa diversão, a atleta olímpica revela que o Instituto do Judo pretende «organizar uma actividade destas todos os meses, para promover a actividade física na família, não só nos meninos que já fazem judo semanalmente, mas também trazer os pais e difundir um estilo de vida saudável, com hábitos desportivos».

Considerando uma primeira experiência muito positiva, Joana Ramos considera que «estas iniciativas servem um pouco também para combater a solidão, uma vez que estes pais passam a estar em contacto uns com os outros, partilhando experiências e levando a cabo uma divertida actividade de fim-de-semana».