Alunos do Instituto do Judo fazem demonstração no AmadoraEduca 2015

O Instituto do Judo marcou presença no AmadoraEduca 2015, que juntou milhares de crianças de várias comunidades educativas do concelho da Amadora, no Parque da Ilha Mágica do Lido. No passado dia 28 de Maio, vários alunos do Instituto do Judo deslocaram-se ao recinto para mostrar a outras crianças da mesma idade como se treina Judo e participar em demonstrações de defesa pessoal.

«Viemos a convite da Câmara Municipal da Amadora, no âmbito da parceria que mantemos com a autarquia, para dar o nosso contributo a este festival», contou na ocasião o professor Sérgio Oleinic. «Procurámos também dar a conhecer o Judo às crianças que nunca tiveram oportunidade de o praticar», acrescentou o mestre.

Dar a conhecer o Judo a crianças que nunca o praticaram foi um dos objectivos

No âmbito desta iniciativa, foram várias as turmas de escolas de todo o concelho que vieram experimentar o Judo, a convite dos colegas que já fazem parte do Instituto do Judo. A terminar, os pequenos atletas do Instituto do Judo subiram ao palco para demonstrações de defesa pessoal em contexto real.

«As crianças adoram estas iniciativas, são sempre coisas novas de que eles gostam imenso e ficam curiosos para experimentar», revelou Sérgio Oleinic. «Muita gente procura o Judo pela sua componente moral – o respeito, a amizade, a sinceridade – e isso é o que mais diferencia o Judo das outras artes marciais», acrescentou o professor.

Parceria com Instituto do Judo tem tido resultados «muito positivos»

«A Associação Instituto do Judo, à semelhança da edição anterior, participou nesta iniciativa com uma demonstração de Judo, permitindo às crianças experimentarem esta modalidade desportiva», contou Marisa Durão, chefe da DIE, da Câmara Municipal da Amadora.

«O Município da Amadora, numa lógica de Excelência na Escola, tem procurado apoiar projetos que promovam estratégias potenciadoras do sucesso educativo e do potencial humano das crianças e jovens», acrescentou a responsável.

«A parceria estabelecida com um Agrupamento de Escolas e a Associação Instituto do Judo, através da celebração de um contrato-programa de desenvolvimento desportivo, tem possibilitado o desenvolvimento de um projeto na área do Judo», disse ainda Marisa Durão.

E a parceria tem sido um sucesso, como reconhece a responsável: «As partes envolvidas reconhecem o desporto enquanto espaço de aprendizagem e de aquisição de competências (como por exemplo responsabilidade, autonomia, capacidade de concentração/atenção), com repercussões nos resultados escolares bem como o facto de constituir estratégia privilegiada para sensibilizar e consciencializar as crianças para uma maior compreensão e interiorização de valores e de conceitos que contribuem para a formação de jovens mais solidários, autónomos, participativos e civicamente responsáveis».

Aproximação das famílias à escola tem sido salutar

Além disso, a aproximação e motivação das famílias das crianças e jovens envolvidos tem sido muito maior, fortalecendo a relação com a escola e a comunidade.

«Efetivamente, o Município da Amadora e as entidades envolvidas consideram e acreditam que é através do estabelecimento de parcerias que potenciem a implementação de ações e de projetos inovadores, como é o caso do Judo, e da participação entusiástica de todas as pessoas que se conseguem construir melhores oportunidades e atingir níveis de excelência», defende Marisa Durão.

Ciência, dança, ginástica, música, teatro, animação circense e insufláveis, foram algumas das atividades propostas aos mais jovens que visitaram aquele espaço verde da cidade, e onde a animação esteve sempre garantida. Esta iniciativa incluiu também a Mostra de Oferta Formativa, ateliês de experiências e workshops variados.