O que destingue um judoca

O caminho do Judo é um caminho de CORAGEM, SINCERIDADE, AUTO-CONTROLO, HONRA, AMIZADE, RESPEITO, HONESTIDADE e EDUCAÇÃO. Estes são os nossos valores, que consideramos essenciais para a formação do ser humano.

A Unesco indicou o judo como o melhor desporto de formação para crianças e jovens dos 4 aos 21 anos de idade e como prática habitual para qualquer idade.

O Comité Olímpico Internacional, considera o Judo como um dos desportos mais completos e que promove valores como a amizade, a participação, o respeito e o esforço de melhoria continua e de aperfeiçoamento.


Os praticantes de Judo distinguem-se pela capacidade de CONCENTRAÇÃO, pela sua elevada AUTO-ESTIMA, sentido de COOPERAÇÃO e DISCIPLINA, por dominarem a INTELIGÊNCIA EMOCIONAL e por aprenderem a SABER PERDER.

Estas premissas, no imediato, traduzem-se num aumento do rendimento Escolar, Social e Cultural das crianças e jovens. E, no futuro, em cidadãos mais capacitados para enfrentarem os desafios da vida e mais preparados para irem à luta.

“Só se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e, sobretudo, muita humildade.”

“A simplicidade é a chave de toda a arte superior, da vida e do judo.”

“O adversário é um parceiro necessário ao progresso, a vida da humanidade baseia-se neste princípio.”

“O judo pode ser considerado como uma arte, ou uma filosofia do equilíbrio, bem como um meio para cultivar o sentido e o estado de equilíbrio.”

 “O judo não deve ser revestido por um rótulo nacional, racial, político, pessoal ou sectário.”

“Devemos lembrar-nos que a essência do desporto não está na marca ou no resultado, mas nos esforços e na habilidade despendidos para atingi-los.”

“É apenas através da ajuda mútua e das concessões recíprocas, que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno, pode encontrar a harmonia plena e realizar verdadeiros progressos.”

“Tender a perfeição é o princípio do treino de judo.”

Frases de Jigoro Jano, Fundador do Judo