Projecto Futuro

Apresentação do projecto

Quando o judoca entra no tapete é porque optou por ir à luta.

Independentemente de perder ou ganhar, ter essa opção é em si uma vitória. Nos dias de hoje ainda há muitas pessoas que não têm opção. Muitas são crianças.

Este é o maior combate que os judocas do Instituto do Judo alguma vez enfrentaram: criar uma opção de vida através do desporto para as mais de 60 000 crianças que diariamente são confrontadas com a Negligência, Modelos de comportamento desviante, Abandono escolar, Maus tratos psicológicos e Emocionais e Maus tratos físicos, de acordo com os dados publicados pela comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (relativos a 2011).

Este é o único combate das nossas vidas em que não podemos aceitar a derrota.

Um combate de vontade

Queremos atuar junto de crianças e jovens entre os 6 e os 14 anos, de zonas carenciadas.

Queremos envolver as escolas, os pais, as comunidades e a opinião pública.

Queremos criar a oportunidade para que as crianças possam desenvolver um estilo de vida saudável, que contribua para o seu desenvolvimento psicomotor.

Queremos promover a integração social através do desporto.

Queremos que o Judo seja uma modalidade de referência para os nossos jovens e que contribua para que eles se tornem as nossas referências no futuro.

O Judo em acção

Queremos ajudar a enriquecer a vida de centenas de crianças através da prática do Judo. E, ao mesmo tempo, assegurar o desenvolvimento da modalidade no nosso país, com mais potenciais atletas, treinadores, árbitros ou cronometristas

Queremos actuar dentro das escolas e implementar as seguintes actividades:

•    Aulas de Pais e Filhos;
•    Treinos com campeões;
•    Aulas de Judo ao ar livre, com a participação dos pais;
•    Convívios de Natal;
•    Convívios de final de ano;
•    Alguns torneios internos, onde é trabalhada a consciencialização do espírito de participação e entreajuda, tanto dos alunos como dos responsáveis, e no qual é enfatizado que este é preponderante ao de competição. 

Queremos promover o triângulo família, escola, comunidade, para uma melhor integração social das crianças.

E queremos que todos se entreguem a este projecto de forma responsável e comprometida.

Bolsas de Treino do Instituto do Judo

Sabendo que muitos dos jovens/famílias a envolver no projeto não têm capacidade financeira para custear a atividade, prevê‐se a atribuição de Bolsas de Treino Anuais.
Os alunos abrangidos pela bolsa deverão suportar um pagamento simbólico de 2€ mensais, como forma de os responsabilizar para a frequência da atividade. 

É objectivo do Instituto do Judo conseguir apoios para a atribuição de um maior número de bolsas anuais de treino, através de patrocínios de entidades (empresas, estado, fundações, etc.) que estejam interessadas em apoiar o "projeto futuro".